quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parametros Não Documentados - CORRUPTION REPAIR

Olá como vão todos!!!


Desculpem a demora para escrever, é que estive pensando em assuntos interessantes, e hoje por incrivel que pareça estava lendo um de meus livros, mais especificamente o de SILVER BULLETS da editora RAMPANT e decidi compartilhar algumas páginas com vocês.


Espero que apreciem o Post.


PARAMETROS NÃO DOCUMENTADOS PARA CORREÇÃO DE CORRUPÇÕES


Não é de hoje que temos problemas com corrupção de dados, seja por causas naturais ( alguem ir lá e simplesmente desligar a máquina sem baixar os bancos, quedas de energias constantes etc e tal). Eu disse causas naturais? Bem acho que são mais causas "DESNATURADAS", mais enfim, brincadeiras a parte estamos sempre sujeitos a este tipo de ocorrencia, ainda mais se tivermos bancos em regime de 24X7 ( vinte e quatro horas sete dias por semana), nunca se sabe quando haverá uma queda de energia, por causa disso e de outras peculiaridades é muito bom sempre ter uma estrutura de emergência, para segurar seu ambiente no ar a tempo de realizar os devidos procedimentos de baixas de Bancos de Dados e servers de arquivos , etc e tal.


Bem, para começarmos esses parametros que citarei a seguir servem para que o DBA possa em caso de corrupção existente em seu banco , ignore essas corrupções e consiga ao menos abrir seu banco para que possa realizar alguma espécie de backup, afim de salvar o máximo de informações possiveis.

ATENÇÃO: Esses parametros não são como um mero "ALTER SYSTEM" ou um "ALTER SESSION SET", só devem serem usados em casos de emergencias, portanto façam bom uso destes.

Aqui estão eles :

_allow_resetlogs_corruption : em muitos casos este parametro pode ser a unica maneira de abrir o banco para tentar backupear algo que ainda possa ser salvo em seu banco. Usar este parametro implica em um sistema sem suporte.

_corrupted_rollback_segments : em caso de segmentos de rollback corrompidos, este parametro é sua única solução para que possa colocar seu banco no ar , este parametro pode ser usado sem restrições, não perderam o suporte caso seja necessário o acionamento do mesmo.

_allow_read_only_corruption : permite que seja aberto o Banco ignorando as corrupções, porém uma base que apresenta este tipo de comportamento não pode ficar aberta com este parametro vigendo, deverá ser feito um backup Lógico deste banco e posteriormente recrialo com aquilo que foi salvo, usar o banco normalmente com o parametro setado não é recomendado.

_corrupt_blocks_on_stuck_recovery : este parametro é util para bancos que apresentam corrupção na hora da inicialização. Contudo sem a benção da Oracle ele não terá suporte, portanto se incorrer nesta situação exporte suas tabelas e reconstrua seu banco de dados para evitar problemas.

Bom, é isso galera , queria dividir essa pequena informação com vocês, logo mais trarei mais parametros não documentatos para DATA BUFFER's e SQL OPTIMIZER.


Abraço á todos!!!
Obrigado!!!

6 comentários:

  1. Bom dia Mestre David!

    Cara, eu nunca precisei utilizar nada do que você postou aí (felizmente! hehe) não sei nem como se utiliza, mas foi um excelente post!!!!

    Aí vai uma pergunta:
    Você já precisou utilizar desses artificios? Se sim, poderia contar um pouco do que aconteceu e como aconteceu!? ;)

    Att,
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Oi David,
    Tudo bem?!

    Muito legal estas dicas!

    Abçs,
    lílian

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian quanto tempo!!..obrigado pela visita e pelo comentário.

    Bjs..Sucesso Sempre!!!!

    ResponderExcluir
  4. David, gostei do seu artigo, ja tive que utilizar todos esse parametros e muito bom que todos os dbas saibam, isso pode salvar o seu emprego..rsrs..valeu!

    ResponderExcluir
  5. David gostei muito do seu artigo,ja tive que utilizar todos esses parametros, eles podem salvar uma vida..rs..valeu!

    ResponderExcluir
  6. Opa !!! Como vai Vamberto??..Obrigado pela visita e pelos comentários fique a vontade para opinar nos demais posts. Abracao

    ResponderExcluir

Para aqueles que apreciaram o Post, comentem, deixem suas opiniões e criticas.