quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parametros Não Documentados - CORRUPTION REPAIR

Olá como vão todos!!!


Desculpem a demora para escrever, é que estive pensando em assuntos interessantes, e hoje por incrivel que pareça estava lendo um de meus livros, mais especificamente o de SILVER BULLETS da editora RAMPANT e decidi compartilhar algumas páginas com vocês.


Espero que apreciem o Post.


PARAMETROS NÃO DOCUMENTADOS PARA CORREÇÃO DE CORRUPÇÕES


Não é de hoje que temos problemas com corrupção de dados, seja por causas naturais ( alguem ir lá e simplesmente desligar a máquina sem baixar os bancos, quedas de energias constantes etc e tal). Eu disse causas naturais? Bem acho que são mais causas "DESNATURADAS", mais enfim, brincadeiras a parte estamos sempre sujeitos a este tipo de ocorrencia, ainda mais se tivermos bancos em regime de 24X7 ( vinte e quatro horas sete dias por semana), nunca se sabe quando haverá uma queda de energia, por causa disso e de outras peculiaridades é muito bom sempre ter uma estrutura de emergência, para segurar seu ambiente no ar a tempo de realizar os devidos procedimentos de baixas de Bancos de Dados e servers de arquivos , etc e tal.


Bem, para começarmos esses parametros que citarei a seguir servem para que o DBA possa em caso de corrupção existente em seu banco , ignore essas corrupções e consiga ao menos abrir seu banco para que possa realizar alguma espécie de backup, afim de salvar o máximo de informações possiveis.

ATENÇÃO: Esses parametros não são como um mero "ALTER SYSTEM" ou um "ALTER SESSION SET", só devem serem usados em casos de emergencias, portanto façam bom uso destes.

Aqui estão eles :

_allow_resetlogs_corruption : em muitos casos este parametro pode ser a unica maneira de abrir o banco para tentar backupear algo que ainda possa ser salvo em seu banco. Usar este parametro implica em um sistema sem suporte.

_corrupted_rollback_segments : em caso de segmentos de rollback corrompidos, este parametro é sua única solução para que possa colocar seu banco no ar , este parametro pode ser usado sem restrições, não perderam o suporte caso seja necessário o acionamento do mesmo.

_allow_read_only_corruption : permite que seja aberto o Banco ignorando as corrupções, porém uma base que apresenta este tipo de comportamento não pode ficar aberta com este parametro vigendo, deverá ser feito um backup Lógico deste banco e posteriormente recrialo com aquilo que foi salvo, usar o banco normalmente com o parametro setado não é recomendado.

_corrupt_blocks_on_stuck_recovery : este parametro é util para bancos que apresentam corrupção na hora da inicialização. Contudo sem a benção da Oracle ele não terá suporte, portanto se incorrer nesta situação exporte suas tabelas e reconstrua seu banco de dados para evitar problemas.

Bom, é isso galera , queria dividir essa pequena informação com vocês, logo mais trarei mais parametros não documentatos para DATA BUFFER's e SQL OPTIMIZER.


Abraço á todos!!!
Obrigado!!!