quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

AMADURECIMENTO PROFISSIONAL


Olá, como andam vocês ???...Muito trabalho neste inicio de ano , não é mesmo??
Bem, hoje estou aqui para bater um papo, um pequeno OFF-TOPIC sobre um dos assuntos que muito me interessa no cotidiano de todos os técnicos que já conheci e conheço, estou falando do AMADURECIMENTO, pois é, não é apenas na nossa vida pessoal que podemos passar por este processo de evolução, mas também em nossa vida PROFISSIONAL também, alias é uma espécie de complemento ao nosso processo evolutivo normal como SER HUMANO.

Todos os dias entram e saem pessoas do mercado, umas ingressam pelo dinheiro, outras pela fama, umas nem sabem ao certo porque optaram por T.I, mais acham bonito e sonóro dizer assim : - Você trabalha com o que? Então o individuo responde com toda pompa, enchendo o peito mais do que quando jurtou bandeira na apresentação ao serviço militar obrigatório, - TRABALHO NA ÁREA DE TI DE UM GRUPO INTERNACIONAL.

Nossa , que orgulho pra mãe deste fulano não é mesmo pessoal? Mais vamos adentrar um pouco mais na "toca do coelho", ver até onde essa "Alice" pode chegar.

Notadamente é muito comum vermos pessoas, amigos , etc se questionando quanto ao futuro profissional, que rumo tomar, se deve ou não aceitar determinada proposta profissional, se alguem tem boas referencias quanto ao seu nova provavel destino em um grupo diferente e por ai vai. Isso como eu disse anteriormente é também parte do nosso processo de evolução natural como profissional, afinal agora somos adultos, algums com mais responsábilidades que outros , mas todos adultos.

E é por essas e outras tantas razões que quando alguém chega até a minha pessoa e pergunta o que eu acho do que eu faço, como DBA é claro, minha resposta é simples e direta : - ADORO O QUE EU FAÇO. Categoricamente nem todos podem responder assim de cara a uma questão dessas, principalmente quando este ainda não se decidiu sobre o que querer da sua vida.

Não costumo "florear" a nossa atividade de DBA, sou muito sincero ao dizer aos que me perguntam COMO É? SE É FACIL? etc e tal, e uma coisa é sempre comum na minha resposta, VOCÊ DEVE ESTUDAR MUITO E SEMPRE, digo isso por experiencia própria, chega ser irritante as vezes, você lê inumeros livros, artigos, foruns , participa de todas comunidades relacionadas a categoria e derepente surge um problema que você ainda não viu, será que é hora de se sentir INUTIL, INCAPAZ? Muito pelo contrário, é esse o estimulo na nossa área, saber e saber e saber sempre, isso é claro que não vale para todos, mais pra uma parcela boa e importante isso é muito significativo.

Hoje em dia é muito comum termos acesso cada vez mais as novidades, seja pela internet , por um amigo, ou por livros novos adquiridos, blog, etc e tal, tornou-se muito comum mesmo o CONHECIMENTO a ser adquirido sobre qualquer assunto, na antiguidade quem detinha o conhecimento a sabedoria sobre algo era quem mandava em tudo e em todos, hoje por sua vez já não é assim, hoje quem detem o conhecimento são os famosos ESTRELAS, SUPERSTAR , praticamente se entitulam DEUS.

Bem, vou export meu ponto de vista a cerca disso , lugar de ESTRELAS é no Céu, me desculpem, aqui infelizmente somos todos iguais, oq ue varia de uns para outros é EXPERIENCIA , TEMPO e também CONDIÇÕES de crescimento.

Sou a favor de que todos aqueles que podem , seja lá de que maneira for, fazer cursos, comprar livros, certificarem-se, em resumo , adquirir experiencia e saber, mas não pra ascender com um ASTRO , mas sim pra poder compartilhar e prover e promover o crescimento e amadurecimento PRÓPRIO e de todos que o cercam.

Para isso basta que pensemos na situação corriqueira da vida que é se tornar PAI, você ensina tudo a seu filho, dificuldades possiveis, coisas que ele por ventura encontrará, coisas que ele deve evitar, enfim tudo, e assim deveria ser também para os profissionais, porém vocês podem dizer assim : MAIS UM FILHO É SANGUE DO MEU SANGUE, de fato o é, porém não seria de contra partida EGOISMO negar o SABER , o CONHECIMENTO a alguém? Muitas vezes por mero capricho pessoal? Pensem nisso.

Quando atingirmos um patamar satisfatório as nossas aspirações não é hora de esquecermos daqueles que nos ajudaram, pois esses com certeza já estão em melhor situação hoje, então é hora de ajudar aqueles que se encontram na mesma situação que você a tempos atrás, na condição de APRENDIZ.

Tudo isso que foi dito é sim AMADURECIMENTO PROFISSIONAL, você se torna uma pessoa bem quista no meio profissional, sempre sendo requisitada, sempre sendo lembrada, mesmo que seja só por um trabalho, e essa é a certeza de que você alcançou o êxito , deixou sua marca GRAVADA por aquele lugar que passou.

Bom é isso pessoal, gostaria de dedicar esse artigo a algumas pessoas que estão constantemente me ajudando, amigos que são mais próximos a mim, mas quero que todos saibam que sou grato a todos, até aqueles que nada agregaram profissionalmente, mais que como pessoas são de caráter IMPAR, meu agradecimento especial a :Anderson Daniel Gomes, Rodrigo Almeida, Bruno Murassaki, Julio César Correa, Regis Araújo, Benedito Caralli Jr, Carlos Alberto Derinardi, Solange M. Yoshimi, Cleiton Nonato, Cleiton Landin, Cláudio Angerami, Ricardo Conegliam, Alexandre Poda, Edson Liesse e tantos outros que não me recordarei os nomes agora.

“ANTES DE SER UM HOMEM BEM SUCEDIDO, PROCURE SER UM HOMEM DE VALOR.”

Abraço á todos espero que apreciem esse OFF-TOPIC.