quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GUOB TECH DAY - Sucesso Absoluto


Olá amigos, como vão todos?
Espero que bem.

Bem, no dia 18/10/2010 como alguns já sabem, ou para aqueles que não sabem, ocorreu o GUOB TECHDAY 2010, um evento que ao meu ver foi um versadeiro sucesso sem sombra de dúvidas.

Na ocasião em si nós pudemos reunir grandes nomes do mundo Oracle e também grandes nomes Brasileiros da comunidade Oracle.

Tivemos também um apoio fantastico por parte do EDUARDO HAHN , criador do GUOB e mente pensante por trás do evento, assim como a figura ilustre e também palestrante Francisco Munõz, eleito ACE DIRECTOR do Ano, um prêmio mais do que merecido por todo seu empenho e esforço em evangelizar não só o Oracle, mas como também transmitir didática, postura técnica e também muito prestigio á todos que se dispuseram a ouvilo.


Aqui podemos ver claramente o tamanho da força da comunidade Oracle America Latina, que é representada na figura dessas pessoas que nos proporcionam esses eventos de grande porte , enriquecendo assim todo o conhecimento já obtido ao longo dos anos e incentivando as gerações atuais e futuras e disseminar conhecimento por onde quer que passem, seja através de BLOGS, Forúns de dicussão ou ainda em uma mera conversa de Faculdade.

Todos os Grupos que compõem essa banca, tem sua expressão em seus respectivos países de origem, e no nosso caso estamos muito bem representados pelo GUOB e também pelo já conhecido ORAUG-BR.

O evento em si contou com mais entusiastas e apoiadores da causa, alguns destes grandes nomes esão abaixo como mostram as fotos que tirei de itens disponibilizados por cada um deles.

 Este foi o kit distribuido pelos organizadores do evento, que contavam com portifólios de algumas empresas, a grade dos horários dos palestrantes, alias com relação aos horários , houveram alterações no momento das palestras, mas nada que depreciasse ou prejudicasse o bom andamento do evento.
 Havia no local, um stand da SARAIVA para quem quisesse comprar alguns exemplares de livros, inclusive haviam livros do Mr. Kyte , disponivéis para compra, e quem sabe para fazermos aquele momento tietagem e pegar um bom autografo do grande Monstro consagrado do mundo Oracle.
 A SQL Magazine participou também como apoiadora do evento , e para quem quisesse, estavam disponiveis exemplares como brinde, eu como não sou bobo, aproveitei e peguei meus 4 exemplares. Ainda no final do evento a SQL Maganize sorteou 12 assinaturas para os participantes do evento, o que foi um ponto alto no encerramento.






















Outra grande parceria realizada para este evento foi com a Faculdade em Tecnologia VERIS, que como apoiadora do evento levou um público bem numeroso de alunos de tecnologia. Contamos também com o apoio da IBM e Walar It Business.
















Bem, depois de compartilhar com vocês essas amenidades sobre o evento vamos aos trabalhos.


Durante a abertura o Eduardo , organizador do Evento e Responsável direto pelo GUOB, apresentou ao público todos os BLOG's que apoiaram com a divulgação para que o evento se tornasse o sucesso que foi, e humildemente este Blog aqui apareceu como sendo um desses.


Realizada a abertura iniciamos o roteiro de palestras com Mr. Tomas Kyte, figura do mundo Oracle, que dispensa apresentações, pois seu nome fala por si só.




E como ja era de se esperar, com o auditória quase que tomado, Mr. Kyte iniciou os trabalhos abordando o tema : New features do Oracle Database 11g R2.


Um show a parte de conhecimento, incrivelmente didático, abordou todos os pontos de melhorias realizadas na nova release, e também apresentou como eram realizadas antes as mesmas tarefas nas releases anteriores, de maneira clara e objetiva.




Após um Breve intervalo para um coffe break e realizarmos o bom Network, Mr. Kyte voltou apresentando "EFFICIENT PL/SQL", outro momento incrivel de sua palestra, onde ele pode exemplificar com modelos práticos de implementações de programas em PL/SQL, uso de otimizadores, e boas praticas de escrita Sql também. Ao final o Eduardo Hahn abriu o evento para as famosas Q&A's , e o que surpreendeu neste momento é que um dos congressistas perguntou a respeito do uso de otimizadores, como sendo uma pratic apouco usada, ou quando usada, é empregada de maneira erronea em alguns casos. Com a palavra em seu poder, Mr. Kyte deu um Show de aproximadamente 5 minutos só pra responder a este questionamento.


Durante o intervalo, o bom Network voltou a ser realizado, pude conhecer pessoalmente figuras que até então só tinha contato atraves de Foruns e de Blogs, pessoas incriveis como : Régis Araujo, Julio César Correa e Bruno Murassaki.




Foi um grande prazer para mim poder conehcer essas pessoas, que sempre estão contribuindo para o bom andamento da comunidade aqui no Brasil.


Retomando aos trabalhos, após um almoço no próprio CENESP junto com o pessoal , era hora de ouvir o ACE DIRECTO DO ANO, Francisco Munoz que nos presenteou com uma palestra sobre "Making Magic with Oracle", uma palestra fantastica que abordou diversos pontos , que trangrediam desde como um DBA deve se portar diante do seu ambiente e dia a dia, até postura a ser tomada em diversas situações, interagindo diretamente com os congressistas, Munoz fazia questionamentos e a cada resposta do público, ele pessoalmente entregava um Brinde para cada um, incrivel.




Em um momento oportuno consegui tirar uma foto com essa pessoa incrivelmente receptiva e simpatica, além de ter um conhecimento fora do normal no que diz respeito ao Oracle, fluente em inglês e falando um português muito bom, foi possivel para todos interagir com esse grande profissional.


 Bem, na sequencia era hora de ver meu amigo, colega de consultoria e grande influenciador, entusiasta, técnico e especialista em diversas áreas Oracle, Rodrigo Almeida, Oracle Ace America Latina - Brazil, dentre outras credenciais. Abordou um case de implementação de consolidação de bases de dados Oracle.
 Apresentando sempre com uma boa didática e explicação clara a cerca dos problemas encontrados nas fases, pré, durante e pós consolidação de Banco de Dados Oracle. Dando sempre seu ponto de vista técnico, Rodrigo conseguiu passar para todos as principais preocupações que alguem ou alguma empresa precisa ter antes de fazer esta tomada de decisão, pois a tarefa envolve um grande investimento, não só de capital, como de mão-de-obra também.
 Como podem ver pela foto ao lado, casa cheia para ouvir o Case apresentado pelo Rodrigo.











Vejam alguns trechos da palestra dada pelo Rodrigo :



Aqui mais um ponto alto em que Rodrigo da suas opiniões sobre aspectos que envolvem a atividade.









Dando sequencia no evento, veio a palestra do também Oracle ACE, Ricardo Portilho Proni, que na imagem abaixo , aparece ao lado do Mr. Kyte.


Portilho nos apresentou aspectos bem interessantes a cerca de Performance e Diagnostics Tuning, algo bem atual e muito utilizado não só por DBA's como por desenvolvedores também. Ainda durante sua palestra, nos apresentou como podemos ter uma boa performance, o que deve ser levado em consideração ao se fazer uma performance e principalmente nos ensinou que um DBA não deve tentar salvar o mundo de uma vez só, como dizem os mais sábios, um gesto de cada vez.


 Também de casa cheia, nosso ACE America Latina Brazil, dismistificou alguns grandes mitos a respeito do Tuning em si, e apresentou ainda um breve passo-a-passo de como devemos proceder em casos que envolvem Tuning de ambiente.
 Com uma linguagem bem tranquila, usando termos conhecidos por todos que ali estavam, Portilho exemplificou o tema de sua palestra com alguns casos de usos pelos quais ele mesmo já havia passado.

Aqui, sou eu em um momento de descontração pós palestra aproveitando para tirar uma foto com mais um ACE Brasil, e um grande profissional da área também.









Bem, por fim nos reunimos em mais um Break, para o bom Network , e eu tive o provilégio de tirar essa foto abaixo, onde estou ao lado de dois grandes amigos, Rodrigo Almeida , Marcus VInicius Miguel Pedro, ambos Oracle Ace e companheiros de Consultoria , juntamente conosco a pessoa de Francisco Munoz, eleito Ace Director do Ano como já citei anteriormente.




Bem, era isso que eu tinha pra dividir com vocês a respeito do evento pessoal, gostaria de agradecer a Discover Technology, minha consultoria atual, que sempre nos apioa em questões de certificações, eventos e todo tipo de incentivo para crescimento profissional, agardecer também ao Eduardo Hahn, ao Francisco Munoz e a todos que lá estavam e puderam fazer deste evento um sucesso absoluto.

E termino com uma Imagem que fala mais do que mil palavras.





Presentes nesta foto estão : Willian, Raphael Suppi, João, Rodrigo Martins, João Spalounci, Vinicius, Rodrigo Almeida, Bruno Murassaki, Eu e Julio César Correa.


Abraço á todos!!!!