sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oracle Business Intelligence (OBIEE) - Marinheiro de Primeira Viagem. ( Parte I )




Olá pessoal, como vão todos? Bem está semana recebi um desafio um tanto quanto inusitado, que foi realizar a instalação de um produto com o qual eu nunca havia trabalhado.

                        Até ai tudo bem, sempre temos que estar preparados para as novidades, mesmo que essas novidades não sejam o "core" das nossas atividades. E foi assim que eu fui incumbido de instalar em um ambiente de VM ( VirtualBox ), uma máquina com o produto Oracle Business Intelligence ( OBIEE ).

                       Diante deste novo desafio eu encontrei inumeras dificuldades, como por exemplo as documentações confusas encontradas no site da Oracle, onde o objetivo de instalação do produto é muito detalhado e para um "Marinheiro de Primeira Viagem", cujo navio parte em 10 segundos, não pode se dar ao luxo de ficar lendo.

                      E foi pensando nesta situação que decidi criar este post para quem quiser um "HELP" na hora de instalar ou até mesmo remover este produto.

Espero que apreciem.

ONDE ENCONTRAR O BUSINESS INTELLIGENCE?

                     Para que possamos iniciar nossos trabalhos se faz necessário que primeiramente tenhamos em mãos o produto a ser instalado em nossa "Virtual Machine".

                     Primeiro passo é ir até o website da Oracle (clique no nome para ser redirecionado), e uma vez no site clique na aba de DOWNLOAD, como mostro abaixo :


                   O produto que usaremos faz parte da familia da área de Fusion Middleware da Oracle, portanto vá até onde se encontram os produtos de Middleware e clique no nome "Business Intelligence Applications"

                                    


                Logo em seguida aparecerá a janela acima indicando as versões do Business Intelligence que você pode escolher, opte pela versão 11g, mais recente e também a que usaremos em nossas tarefas.




                 Uma vez escolhido o versionamento a ser usado, seremos apresentados a tela de dowload separada por plataformas como mostra a figura acima onde há a palavra ALL PLATAFORMS abaixo do link que iremos clicar para escolhermos qual aplicativo se adequa melhor a nossa realidade, se é um 32-bit ou 64-bit, se é Windows ou Linux, enfim essas particularidades.



                Caso pretenda seguir este post de "cabo-a-rabo", opte por baixar a versão Linux para ambientes 64-bit. É um bocado pesado o Download, pois são 6 arquivos grandes, se você não tiver uma internet banda larga não será uma boa idéia esperar o tempo de download. Procure usar a banda da sua empresa ou de um amigo, afinal seus estudos vão refletir em mais opções de uso dos seus conhecimentos por parte da empresa.
                    
                  Reparem acima a lista de produtos que usaremos. Como introdução é isso, volto em um próximo artigo para começarmos a falar do OBIEE propriamente dito, conceituando e tentando entender melhor este processo de instalação.

                 Vejo vocês no próximo artigo, até lá!!!! Sucesso Sempre!!!!