quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Oracle Business Intelligence (OBIEE) - Marinheiro de Primeira Viagem. ( Parte II )


Olá Pessoal tudo bem? Espero que sim.

Bem como eu havia prometido estou aqui para dar continuidade neste assunto, tão novo para mim como para alguns que irão ler este post.

Recebi recentemente a atribuição de instalar este software nada convencional para mim, e o fiz de uma maneira que para mim funcionou muito bem, e quero que vocês acertem de primeira também se um dia precisarem instalar algo semelhante.

Vamos ao artigo então? Espero que apreciem.

ORACLE BUSINESS INTELLIGENCE - Instalação

Primeiramente vamos conceituar a ferramenta de maneira a entendermos a finalidade deste produto Oracle que é lider de mercado em alguns países por conta das possibilidades que ele possibilita aos seus usuários.

Conceito : a grosso modo podemos conceitua-lo como uma ferramenta que veio para consolidar as informações do seu negócio, trazendo com isso maior capacidade de geração de informações em tempo real de cada situação que envolvem a sua empresa e suas respectivas atividades. Tudo isso é mostrado em uma interface amigável e facilmente customizada por seus analistas e desenvolvedores.

Antes de iniciarmos o processo de instalação gostaria de ressaltar a importancia de termos uma máquina com configurações adequadas, seriam elas :

  • Sistema Operacional Linux (OEL5) , pois o Oracle Enterprise Linux 6 ainda não é suportado pela ferramenta OBIEE.
  • Pacotes padrões para instalação de produtos Oracle em geral ( como Banco de Dados por exemplo).
  • Customizações de parametros de Kernel e de arquivos de Sistema Operacionais acertados para o uso da ferramenta.

Podemos executar essas instalações usando Oracle Virtual Box, porém precisaremos de no minimo 2 máquinas Virtuais para que em uma fique nosso Banco de Dados de repositório dos Metadados do OBIEE e na outra fique apenas nossos produtos que serão instalados ( Weblogic, OBIEE, Client e Java). 

Vejam como eu dividi minhas VM's abaixo na imagem :


Essas são as configurações que usarei na VM do Oracle Business Intelligence. O próximo passo é proceder com uma instalação padrão para produtos Oracle, que pode ser facilmente encontrada nos sites Oracle-Base.

                            


Virtual machine do OBIEE pronta, vamos á de Banco agora.








Pronto VM's criadas, vamos dar sequencia as instalações.


WEBLOGIC


Antes de iniciarmos precisamor realizar o download do produto para instalação, é fácil encontrar no site da Oracle este produto, basta entrar no link Oracle Downloads, na categoria MIddleware procure por WEBLOGIC SERVER :





Após identificarmos onde iremos baixar o software escolheremos a versão 10.3.5 para ambientes 64-bits :





Logado no site com uma conta válida no OTN, efetue o download do produto.

Não esqueçam de após instalarem suas máquinas Virtuais, de checarem as parametrizações de KERNEL e de Sistema operacional para refletir a realidade de cada Hardware que vocês possuem.

INSTALAÇÃO


Depois de efetuar o download do produto eu transferi o mesmo para um diretório em minha máquina "/u01/binarios/", de onde iniciarei a instalação, caso estejam usando a console gráfica da sua VM basta abrir uma janela TERMINAL e navegar até o diretório e chamar o arquivo ".JAR" que é o instalador do WEBLOGIC, veja abaixo na imagem :




Agora devemos criar uma estrutura básica para a instalação do produto, que por padrão é "/u01/app/oracle/middleware", este será a base de todas as nossas futuras instalações :









Na tentativa de otimizar nossa instalação do Weblogic iremos antes de mais nada atualizar nosso JAVA para uma release com menos problemas que a padrão instalada no Oracle Enterprise Linux 5, e usaremos a versão 6.29, para isso proceda :

  • crie dentro da pasta /usr uma pasta chamada java
  • copie o binário de instalação ( jdk-6u29-linux-x64.bin )  do java para esta pasta.
  • em seguide extraia o conteúdo dentro com o comando ./jdk-6u29-linux-x64.bin

Este passo é importante pois usaremos essa nova versão de JAVA em nossas instalações, e definiremos nossas váriaveis de ambiente do BASH_PROFILE do usuário Oracle apontando para essas novas classes e lib's JAVA que acabamos de instalar.  É importante que os passos acima sejam realizados com o usuário ROOT.


BASH_PROFILE do ORACLE


Editaremos agora o nosso arquivo .bash_profile do usuário oracle para que reflita nossas customizações :


Feito as customizações com as váriaveis de JAVA , execute o arquivo bash para validar e passar a serem usadas pelo S.O como descrito na imagem abaixo :



Após executar verifique se sua versão está correta usando a sintaxe JAVA -VERSION , veja na imagem abaixo :




Para iniciarmos a instalação iremos também otimizar a alocação de memória Java para o processo de instalação, através dos parametros Xmx e Xms, onde alocaremos o máximo e o minimo respectivamente, porém devemos atentar que isso vai de acordo com o que cada um tem de memória fisica disponível da máquina.





Aguarde a extração total do java para que o instalador seja iniciado.



Clique em next.


Neste ponto acerte a sua ORACLE_HOME para o diretório que criamos anteriormente : /u01/app/oracle/middleware.


Desmarque o checkBox para validação de emails e clique em Next.



Faremos a instlação do tipo TYPICAL pois precisaremos apenas do serviços de WEB SERVICE do Weblogic e clique em NEXT.


A janela acima será mostrada informando que estamos usando uma versão especifica do JDK, que é a mesma que instalamos anteriormente e informamos em nosso BASH_PROFILE seu uso.


Aqui são mostrados os sub-diretórios de instalação para o Weblogic Server e o Coherence.


Esta tela mostra apenas um sumário do que esta sendo instalado. Clique em NEXT.





Aguarde o término da instalação.






Desmarque o box onde esta escrito RUN QUICKSTART e clique em DONE.  


Terminamos nossa instalação do Weblogic, voltaremos no próximo artigo com a instalação do produto do OBIEE.


Agradeço aos leitores e espero vocês no próximo artigo.


Sucesso Sempre!!!!