sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oracle Business Intelligence (OBIEE) - Marinheiro de Primeira Viagem. ( Parte IV )


Olá como estão todos? Espero que bem, já faz algum tempo que não escrevo para os leitores deste Blog, peço desculpas mas estava realmente bem corrido os dias , muita coisa nova, muitas novas coisas a fazer e aprender, é isso ai APRENDER. Uma delas é esta série de artigos sobre Business Intelligence, darei continuidade a nossa "novela" seguindo para a etapa de instalação do Business Intelligence via SILENT MODE e em seguida para a configuração do BI também em SILENT MODE.

Vamos lá então? Aproveitem bons estudos e divirtam-se.

INSTALANDO O SOFTWARE DE BUSINESS INTELLIGENCE

Primeira etapada para nossa jornada é fazer o download do software Business Intelligence na versão desejada através do site da Oracle e assim proceder com a sua respectiva instalação.

Onde posso encontrar este software? Simples segue o link abaixo :

BUSINESS INTELLIGENCE - Software

De posse do nosso produto a ser utilizado nas instalações vamos á ela então?


INSTALANDO O ORACLE BUSINESS INTELLIGENCE


Antes de iniciarmos nossas atividades, que tal darmos uma olhada no que já foi feito por aqui? Bem, verifique se :



  • Weblogic está instalado
  • RCU criado e configurado
  • Comunicação entre BI Server e Database Server estão OK.

Feito isso podemos dar andamento as nossas configurações.



A tela acima nos mostra a estrutura de conteudo de uma pasta onde se encontram os binários de instalação do OBIEE, são 6 discos, onde todos devem ser extraidos sem nenhuma restrição, pois são medias complementares, ou seja, uma depende da outra.



Uma vez extraidos e devidamente prontos, devemos entrar na pasta DISK1, como mostra a figura acima e lá encontraremos então o arquivo "runInstaller",  de posse dessas informações executaremos este arquivo através do comando : "./runInstaller &". Este pequeno "e" comercial ao final da linha é para que possamos trabalhar livremente no prompt do linux enquanto a tarefa é executada em background.



Algumas verificações de Sistema Operacional, Parametros e Memória disponivel no S.O são checadas neste momento, basta aguardar até que a sua tela "WIZARD" apareça para iniciar a instalação do Oracle Business Intelligence.



Bem acima é a tela inicial do instalador, onde são fornecidas algumas informações sobre a ferramenta que iremos instalar, bem como os passos que serão apresentados a seguir. Leia com atenção e após ter feito isso clique em NEXT.


Ao clicar no botão para prosseguirmos será apresentada a tela que nos permite escolher se vamos querer que as atualizações do programa sejam realizadas no mesmo momento de sua instalação ou não. Sugiro á vocês que marquem a opção "Skip Software Updates" e cliquem em NEXT para prosseguir, no momento oportuno em outro artigo, discutiremos o assunto aplicação de PATCH's neste tipo de ambiente.


Até aqui tudo bem? Chegamos então ao nosso tipo de instalação a ser realizada, como o intuito deste artigo é compartilhar conhecimento no processo de instalação da ferramente de Business Intelligence da Oracle, eu sugiro que ao invés de fazermos uma instalação "Simple Install", façamos ao invés disso uma "Software Only Install", como a figura demonstra. Clique em NEXT.


Uma jabela de 'pré-requisitos' para instalação será apresentada para nós, se tudo estiver de acordo com o nosso sistema operacional, parametros e prévias instalações teremos a saida acima, todos componetes em suas etapas á 100%. Clique em NEXT.


Devemos neste momento da instalação definirmos o nosso "Middleware Home", ou seja, a pasta onde ficara instalado nossos binários do OBIEE e o nome do diretório, vejam como se apresenta na figura o diretório home ficou como  "/u01/app/oracle/middleware" e o nosso diretório ficou como "Oracle_BI", este é o DEFAULT apresentado, podemos mudar isso é livre pra cada um, mas notem que na documentação oficial estes são os padrões utilizados. Clique em NEXT.

Uma janela de SEGURANÇA é apresentada, aqui podemos definir um email cadastrado ao MOS ( My Oracle Support ) , onde iremos receber informações pertinentes as atualizações e possiveis CRITICAL PATCH's lançados pelo fabricante. Desmarquem esta opção e cliquem em NEXT.



Aqui é apenas a confirmação da não aceitação dos envios de mensagem. Clieque em YES e prossiga.

Aqui estamos na parte de sumarização do que será instalado, neste momento ha uma opção de "install" mas nós usaremos a opção "SAVE", ela irá criar um arquivo de RESPOSTA ( response File) , em um diretório determinado por nós que conterá todas as parametrizações realizadas por nós até aqui. Clique em SAVE.


Ao clicar no SAVE uma janela de navegação irá ser aberta, indique o diretório e o nome do arquivo a ser salvo e clique em save.


Após ter salvo nosso arquivo de respostas iremos voltar a tela anterior, só que agora devemos clicar em "CANCEL" e confirmar.


De volta ao prompt de comando do linux (terminal), prosseguiremos nossa instalação via SILENT MODE passando a seguinte instrução descita na tela :

[Patch-Binarios]./runInstaller -silent -response [Patch-Response-File]+[Response-File]

Ao clicarmos no ENTER uma série de pré-validações são realizadas pelo interpretador do arquivo de resposta, validando nossa parametrização. Veja acima.

Feito isso a instalação terá inicio e começaram as cópias dos binarios para os diretórios determinados no momento da nossa configuração. Acompanhe o progresso até o final.


Caso ocorra  tudo bem, iremos obter a seguinte resposta do nosso instalador "The installation of Oracle Common Toplevel Component, Oracle Business Intelligence Shiphome completed successfully.". PARABÉNS!!!!...Conseguimos instalar nossa ferramenta de BI Oracle sem maiores problemas.

Bem, espero que tenham apreciado, iremos prosseguir no próximo artigo com a CONFIGURAÇÃO da ferramenta. Fico por aqui agradecendo aos meus amigos e leitores e dedicando esse post aos profissionais do site OBIEE Brasil, uma galera dedicada a evangelizar não só tecnologias Oracle como também auxiliar o pessoal no uso dessa ferramenta tão importante. ( Felipe Idalgo, Tiago Dib e Alan Vieiras).

Abraço á todos e SUCESSO SEMPRE!!!