domingo, 27 de maio de 2012

Oracle Business Intelligence (OBIEE) - Marinheiro de Primeira Viagem. ( Parte V )

Olá pessoal, como estão todos? Espero que bem.

Bom , como é do conhecimento de todos eu iniciei essa série de artigos sobre a instalação do Oracle Businnes Intelligence devido a novos desafios estabelecidos, não por mim, mas pelo mundo dos negócios.

A arquitetura do Oracle BI é muito interessante, há muito o que fazer e aprender nessa ferramenta, trabalho junto á uma equipe de desenvolvimento muito boa que realiza relatórios impressionantes com essa ferramenta.

Mais voltando ao nosso artigo de hoje, e o último da saga, iremos terminar por configurar o Oracle BI, até aqui vimos os principais softwares necessários para a realização deste trabalho ( Weblogic, Repository Create Utility e Oracle Business Intelligence).

Eu nunca tive a pretensão de ensinar nada á ninguem sobre BI, eu estou apenas compartilhando aquilo que venho adquirindo de conhecimento, não sou referencia em BI, como disse só dividindo. Quero deixar antes de mais nada meu agradecimento á todos que comentaram no Blog, por email, Goggle+, Facebook e etc, é importante para mim esse feedback de vocês.

Sem mais enrrolações vamos ao nosso artigo. Divirtam-se e aproveitem.

CONFIGURANDO ORACLE BUSINESS INTELLIGENCE

Bem, iniciamos as atividades desta etapa de configuração ustilizando já a prévia instalação do produto que fizemos no artigo anterior.

Navegando pelos diretórios de instalação nós iremos encontrar o arquivo de configuração "CONFIG.SH", como mostra a imagem abaixo, que servirá para nosso trabalho como passo inicial.


Através de uma janela terminal do seu Linux , execute o arquivo, o path completo deste arquivo é [ORACLE_HOME/bin] ou [MW_HOME/OracleBI1/bin], tudo depende de que padronização você seguiu, se for a dos artigos do BLOG estamos nos padrões Oracle mesmo, ou seja, a nossa primeira opção.
 


Ao executar este arquivo iremos passar por algumas verificações de parametros até que a janela de  CONFIGURATION seja iniciada, basta aguardar e se certificar de que tudo passou OK que iremos dar inicio, pode ser que um alerta sobre a varivale LD_ASSUME_KERNEL seja mostrada, ignore e continue, isso não afeta em nada o processo de configuração.


Eis que temos acima nossa tela de "CONFIG", vejamos então ao lado no SUMMARY ACTIVITIES os passos que nos aguardam.


Este passo é importante pois ele garante que seu S.O esta apto a suportar uma instalação de Oracle Business Intelligence, caso algumas dessas fases retorne um WARNING, por favor reveja toda sua instalação e corrija antes de prosseguir, isso é premissa, não deixe pra depois.


Cientes de que tudo esta OK nos nossos PRÉ-REQUISITOS, vamos prosseguir então com as parametrizações adequadas para seguirmos.

Na tela acima é iniciado pedindo que informemos um usuário para os serviços de WEBLOGIC, usem o nome que quiser, mais sugiro manter o padrão por questões de organização e padronização, deixe pra nomear usuários para o que for mandatório do negócio, por exemplo, usuários de aplicação , nome do dominio a ser criado e etc. Uma vez definido clique em NEXT.


ATENÇÃO a essa parte, aqui ele mostra diversos PATH's, de HOME's diferentes do BIEE, anote os nomes e seus respectivos caminhos, para que futuramente monte um BASH_PROFILE com essas váriaveis e facilite seus trabalhos de manutenção e gerenciamento.

O ultimo "FIELD", pede que informemos o nome da nossa INSTANCE do BIEE, aqui vocês podem pensar em nomear de acordo com o seu negócio, eu preferi usar "BI_SERVER1", se não mudarmos ele criará como "INSTANCE1". Clique em NEXT.


Uma demonstração em forma de sumario dos componentes que serão instalados é mostrado aqui, como na figura acima. NEXT.
 

Chegamos a um ponto importante, "A CONEXÃO COM O BANCO DE DADOS", certifique-se antes de continuar que você esta com seu Banco de Dados online para prosseguir, pois aqui ele validará a conexão usando os SCHEMAS que criamos via RCU á dois artigos atrás, LEMBRAM-SE? De posse dessas informações , NEXT.
 

Há uma segunda checagem só que com o usuário de Metadados "TESTE_MDS", basta clicar em NEXT.
 

A parte de configurações de portas só deve serem alteradas se você tiver algum impedimento gerencial na sua empresa, como por exemplo regras de firewall especificas ou portas padrões do BIEE em uso por outros produtos, caso contrário use a opção de "AUTO PORT CONFIGURATION". NEXT.
 

Uma janela será mostrada para configurar a parte de notificações de atualização de produto e de patchs a serem aplicados, desmarque essa opção para prosseguir e clique em NEXT.
 

Um WARNING será mostrado, apenas confime em YES a sua escolha e prossiga.
 

WOW!!!..Um Sumário do nosso trabalho em parametrização é mostrado, notem que não é muito diferente de nenhum outro sumário de produtos Oracle, leia com atenção se desejar e clique em SAVE, pois faremos em modo SILENT.
 

Determine o diretório onde seu RESPONSE FILE será armazenado , nomeie-o e clique em SAVE.
 

Ao Salvar seu RSP FILE, clique em CANCEL, uma janela de confirmação será mostrada, basta confirmar em YES.



Bom acabou a brincadeira, vamos ao que interessa, edite seu arquivo de resposta usando um editor de sua preferencia, eu usei o VI como mostra a imagem acima.

As informações que você deve preencher no seu arquivo de resposta são apenas as senhas do usuário WEBLOGIC, dos SCHEMAS criados no RCU, pois mesmo informando-as no processo de configuração WIZARD ele não armazena no RESPONSE FILE essa informação, edite informe as senhas corretamente , salve e saia do editor para iniciar a configuração.
 

 Acima a chamada do arquivo de CONFIG via SILENT MODE, "{ORACLE_HOME/bin}+config.sh -silent -response +{PATH}+{RESPONSE_FILE_NAME}", clique em enter após entrar com as informações


Mais uma vez uma série de verificações será realizada, aguarde.
 

LET's GO!!!..E lá vamos nós após ler as informações do response file o configurador irá iniciar as etapas de configuração do produto, acompanhe os slides a seguir com as etapas, não há nada oq ue fazer só aguardar, o processo pode ser bem demorado, dependendo do seu hardware.
 


PARABÉNS!!! Conseguimos configurar 100% nosso BIEE da Oracle, após completar todas etapas sem erros a mensagem no slide acima é mostrada para nós no prompt.
 


A URL de acesso a camada de WEBLOGIC que acabamos de configurar será : http://localhost:7001/console isso para a console de Administração do Weblogic e BIEE e para a o Enterprise Manager a URL é : http://localhost:7001/em.

São solicitadas em ambas as entradas de usuário Weblogic e sua senha.
 


Acima uma demonstação da console de Administração BIEE aberta.
 


Aqui já estamos no Enterprise Manager, console de Gerenciamento e Administração dos componentes do BIEE.

Muito Bom pessoal!!..Espero que tenham se divertido tanto quanto eu. Quero deixar aqui meu agradecimento mais uma vez a todos frequentadores deste canal de comunicação e compartilhamento de conhecimento. Estou a disposição nos emails para quaisquer dúvidas.

Links para Artigos da Série :

Parte I


Parte II


Parte III


Parte IV


Fiquem á vontade para comentar, vejo vocês em uma próxima série. SUCESSO SEMPRE!!!!