sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ORACLE OPEN WORLD LATIN AMERICA 2012

Olá á todos, como estão?

Bem, como é do conhecimento de toda a comunidade Oracle e de boa parte das empresas de Tecnologia da Informação, na data que compreendeu o periodo de 4 á 6 de Dezembro de 2012, o Brasil foi sede de mais uma edição do maior evento de Tecnologia Oracle á nivel de America Latina o ORACLE OPEN WORLD LAD.

Como sempre, a Oracle Corporation trouxe o que há de mais novo em termos de produtos e também de possibilidades de parcerias junto a empresa. As Demogrounds onde eram apresentados os produtos de maior expressão do mercado ( OBIEE, SOA/BPM, Golden Gate, SPARC e etc) fizeram a grande festas dos profissionais e entusiastas que sempre tiveram a curiosidade de ver esses produtos em pleno funcionamento.

Não tive grandes problemas com o credenciamento na chegada ao evento, transcorreu tudo até que muito rápido e haviam pessoas suficientes para auxiliar caso houvesse necessidade, haviam também inumeras pessoas realizando o cadastramento no local, o que por sua vez foi extremamente eficiente também.

Uma vez credenciado, entrei nas dependencias do ambiente do OOW LAD 2012, quem optasse por entrar pelo lado esquerdo do evento daria de cara com o pessoal da OTN Lounge, onde quem ainda não conhece poderia ter tido a oportunidade de bater um papo com a figura muito simpatica do Pablo Ciccarelo responsável por todo o marketing e divulgação dos nossos eventos aqui no Brasil, principalmente do G.U.O.B onde sempre busca realizar pequenas entrevistas com os Oracle ACE's Brasileiros.

Caso entrassem pelo lado direito encontrariam a disposição a equipe da Oracle Team, que é responsável pelas novas arquiteturas, onde podiam ver de perto os 3 grandes responsáveis pelo BOOM no mercado de Servidores ( Exadata Database Machine, Exalogic e SuperCluster) todos com seus respectivos times de técnicos e especialistas prontos para darem quaisquer orientações sobre os equipamentos ali expostos.

Este ano não fiquei frequentando palestras o tempo todo, o que rouba toda a cena e você pode ficar até o dia todo dentro dos auditórios apenas ouvindo sobre produtos novos ou novas formas de usar os mesmos produtos.

O evento não estava lotado, participei dos 3 dias no periodo da tarde e achei até que o movimento ao meu ver foi bem menor do que os outros anos. Questionei alguns amigos que foram na parte da manhã e os mesmos disseram que realmente este ano foi muito mais calmo em termos de movimentação de pessoas no evento.

 O ponto forte , que também é o intuito do evento, foi o networking, esse sem dúvida alguma foi muito bem explorado por todos que ali estavam. Alguns preferiam resolver em conversas não tão comprometidas outros já preferiam mini-reuniões dentro do próprio espaço dos stand's para discutir novas tendencias e produtos.

Tive o privilégio de contrar mais uma vez meu grande amigo Marcus Vinicius, Oracle ACE brasileiro, uma pessoa incrivel um técnico impecável que nos recebeu muitissimo bem no stand da consultoria onde atua na liderança de sua equipe técnica da Discover Technology, estavam lá também as principais figuras da Discover, Emerson Coelho, Sérgio Dazio e Roberto, bem como seus gerentes e diretores, recebendo com muito entusiasmo á todos que por ali passaram e puderam prestigiar o stand e as novas modalidades e produtos oferecidos por essa grande consultoria e parceira Oracle.

Nas demogrounds o clima é sempre muito mais técnico do que gerencial, pois é ali onde se descobre muito sobre o potencial dos novos produtos Oracle, ou sobre suas possibilidades de implantação e suporte, com profissionais de diversas partes da America Latina, as Demogrounds roubaram a cena e permaneceram cheias á todo momento sempre demonstrando na prática os produtos Oracle.


Caminhando um pouco mais pelo centro de exposição foi possivel encontrar o stand da Comunidade , onde as pessoas poderiam se informar mais sobre os trabalhos realizados pelo G.U.O.B e conhecer personalidades do grupo como Rodrigo Almeida e Eduardo Hahn, que ali estiveram batendo um papo com os interessados nos eventos ou em níveis de parcerias com o grupo. 

Ainda caminhando pelo evento era possivel identificar vários stands de grandes consultorias que possuem niveis de parcerias com a Oracle em implementaçao de produtos e recursos.

O Stand da Walar IT estava muito interessante com algumas inovações tecnologicas que prometem modificar a maneira de visualizar o seu negócio.
 Pude também participar da única palestra que o assunto me chamou atenção Oracle Exadata Database Machine, muito bem conduzida pela pessoa do Fernando Simon, profissional de TI que atua hoje no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, uma figura muito simpatica que nos apresentou um conteudo não técnico porém de grande expressão que conseguiu prender a atenção de todos que puderam participar, vale lembrar que essa palestra ocorreu em nome do G.U.O.B que convidou este profissional para trocar figurinhas com os interessados na arquitetura do Exadata e suas respectivas features e particularidades.


Acima podemos ver o Presidente do G.U.O.B Eduardo Hahn dando inicio aos trabalhos apresentando a pauta da palestra do Fernando Simon e introduzindo brevente as pessoas que ali estavam nas atividades atuais e futuras do grupo.

 Aproveitando este evento, o programa de Oracle ACE's sugeriu aos ACE's brasileiros uma breve participação no OTN Lounge, para apresentar 20 minutos de bate-papo sobre alguma tecnologia desejada, e eu como faço parte do programa desde dezembro de 2011, aceitei esse desafio e fui junto as pessoas que ali estavam trocar um pouco de figurinha sobre Oracle VM.

Sem dúvida alguma uma experiencia única, o nervosismo sempre irá existir mais nada que fuja do controle, apresentei o que havia levado de material pude interagir com algumas pessoas que ali estavam e em um saldo geral foi uma bela oportunidade estar ali e dividir algo com a comunidade Oracle.

Na sequencia prestigiei a mini-theater do meu amigo Marcus Vinicius sobre Minimal Downtime, que por sinal foi expetacular, despertou muito interesse nas pessoas por ser uma solução não tão velha e muito rentavel em termos de utilização em casos criticos d emigração de ambientes. Como de costume o Vinicius apresentou muito bem e como sempre também muito atencioso com as pessoas interessadas no assunto.

Pudemos contar também com a presença de mais uma figura muito cconhecida do mundo Oracle e da comunidade o Victor Armbrust, um amigo muito bem quisto por todos , sempre com seu jeito espontâneo e demonstrando sempre muito interesse em estar atento e poder participar da comunidade com efetivas ações no sentido de divulgar materiais, tutoriais e pequenos How-To's de implementações que o mesmo participou, vale lembrar que ele é mebro do Oracle Team ACS, um suporte avançãdo da Oracle que atende diversos clientes ao redor do páis em tecnologias oracle.



Para finalizar tive a honra e o prazer de conhecer Lucas Salatiel, profissional Oracle e Java de Morrinhos - GO, uma figura muito humilde e simpatica, muito atencioso sempre atento a todas as dicas e conversas sobre tecnologias Oracle que ali estavam sendo discutidas. Lucas Obrigado pela visita ao evento e por passar na OTN Lounge e prestigiar nosso trabalho. Obrigado também ao Pablo Ciccarelo pela oportunidade de participar do evento.

Bom pessoal é isso que tinha para dividir com vocês sobre o evento, espero que tenham gostado e que nos próximos anos esteja melhor e melhor.

Abraço á todos Sucesso Sempre!!!!